quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ATIVIDADE DE PRÁTICA 15
“COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, DA APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA?”

O computador surgiu para transformar todos os setores da sociedade civil. A escola pertencente, inserida na sociedade profundamente passa por uma transformação em todos os aspectos pedagógicos. É verdade que de modo paulatino, mas as escolas públicas estão cada vez mais inseridos no contexto tecnológico. As da rede privada o processo é mais rápido e estão bem a frente da rede pública.
Para que essa metamorfose aconteça é necessário que todos da escola estejam envolvidos nesse projeto permanente e renovado a cada ano. Assim, principalmente os professores, os alunos, coordenadores, diretores, são peças fundamentais para fundamentar essa nova prática pedagógica. A transformação acontece na medida que os conteúdos são tratados com postura de debate entre todos da sala de aula (sobre um determinado tema da disciplina). Uma fundamentação, uma complementação textual, pode ser utilizada para inserir novos elementos, comprovar a fala de algum componente, tudo isso através de uma pesquisa.
Assim, o computador pode ser usado para pesquisa, para observação de figuras em três dimensões com mais facilidade, apresentação de pesquisa de forma mais dinâmica, e, principalmente diversificar as informações dentro do mesmo assunto com destque diferenciado surgidos com novas informações que surgem com os novos estudos.
Dessa forma, a prática pedagógica vai sendo modificada, transformada, facilitando a aprendizagem do aluno e o ensino deixa de ser direcionada do professor para o aluno e passa ser vinculada num grande processo de troca de conhecimento sendo o docente o modelador desse conhecimento. Portanto, o computador é o ator coadjuvante nessa nova prática pedagógica e o professor continua sendo ator protagonista auxiliado agora pelos discentes mais participativo.

Autor: GEORGE BERGSON

Nenhum comentário: